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Atendente da farmácia da UBS Bom Jesus trata mãe e filho com grosseria
Cibele Neves é mãe do menino Elber Neves que tem deficiência depende de vários medicamentos. Ela e o filho foram atendidos de maneira grosseira por uma atendente da farmácia da UBS Bom Jesus. Ela nos conta indignada a situação.
"Irei saber seu nome e farei um boletim na ouvidoria e secretária de saúde sobre você , atendente mal educada, sem informação de lei , soberba .Não devo fazer não como a enfermeira me disse ,que tenho que parar as filas me apresentar e pedir pra passar na frente explicar minha situação e pedir se posso. Não tenho que me expor desta forma humilhante", desabafa.
Cibele possui a carteirinha que dá direito à atendimento prioritário ao seu filho. A lei é 6.725 de 2020 que institui o cartão social para acesso gratuito à atendimento em instituições públicas e privadas nesse caso Unidade Básica de Saúde pública. O cartão é oferecido e confeccionado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS).
O que diz a SMS
A Secretaria Municipal de Saúde considera a Lei de prioridades para o atendimento. A resposta que a equipe informou é que existiam na fila outras pessoas com prioridade (idosos) e que a Lei não define uma ordem de prioridade em relação às situações previstas para atendimento prioritário.
Será realizada uma reunião de capacitação sensibilização com a equipe em relação à referida lei. "Além disso, será feito contato para apoio à família da criança, visto que sabemos as dificuldades e a sobrecarga que enfrenta os familiares de pessoas com deficiência", explica a secretária Roberta Paganini.
Fotos : Fábio Cossio
Reportagem: Fábio Cossio
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